População de lince ibérico continua a crescer em Portugal e Espanha
Escrito por Rádio Planíce em Junho 22, 2022
Os últimos dados dos Censos desenvolvidos em 2021 em Portugal e Espanha, mostram que os esforços de conservação do lince ibérico têm sido bastante positivos, com a população a crescer e a estabilizar em mais de 1.000 exemplares.
Os resultados apresentados revelam que em 2021, registaram-se 13 núcleos populacionais de linces, 12 deles encontrados em Espanha, cinco núcleos em Andaluzia, três em Castilla-La Mancha, quatro na Extremadura e mais um dos núcleos encontrados em Portugal.
Actualmente, o nosso País conta com um núcleo de reprodução localizado no Vale do Guadiana, num total de 209 indivíduos durante 2021, dos quais 139 são adultos ou jovens. Foram contabilizadas 31 fêmeas reprodutoras, que deram à luz 70 crias durante a época de 2021.
Para os próximos anos, ao abrigo do projeto LIFE Lynxconnect (LIFE 19 NAT/ES/001055), serão desenvolvidas iniciativas para reforçar a ligação entre as várias populações de linces e valorizar o ecossistema mediterrânico, com vista à melhoria da qualidade do habitat e a abundância de presas.
O sucesso da reintrodução do lince verificado ao longo destes anos, resulta de um esforço ibérico em que associações de caçadores, agricultores, proprietários, ONGs, autarquias e entidades governamentais, uniram-se para resgatar e reverter a tendência de evolução de uma espécie que caminhava para a extinção.