Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Campanha “Cinto-me vivo” é lançada hoje a condutores e passageiros

Escrito por em Junho 21, 2022

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam hoje dia 21 de Junho, a Campanha de Segurança Rodoviária Cinto-me vivo”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022.

A decorrer entre os dias 21 e 27 de Junho, a campanha tem como objectivo alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre e de forma correcta, os dispositivos de segurança.

No caso particular do Comando Territorial de Beja, o Tenente Coronel Edgar Palma, informou a Planície que na capital de distrito a operação arranca hoje, “a partir das 00h00” e termina “dia 27 às 23h59”, onde “vai realizar várias operações intensivas, como a fiscalização do cinto de segurança e sistemas de retenção de crianças, assim como de uso de capacete”.

A nota de imprensa enviada pelo Gabinete de Imprensa da GNR, refere alguns dados importantes. Quando acontece uma colisão, um veículo fica em paragem numa fracção de segundo. Mas os ocupantes, caso não usem cinto de segurança, continuam a seguir na direcção do movimento com uma velocidade igual à que seguia o veículo no instante inicial do acidente. Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar, informação reforçada pelo envio do comunicado de imprensa à Planície.

O uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.

Está igualmente comprovado que a utilização correcta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, reduz em 50% o risco de morte. Em crianças até aos 18 Kg, a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte.

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a utilização dos dispositivos de segurança é fundamental e apelam a todos para que sejam usados de forma correcta, com a adoção de comportamentos seguros na estrada.