A tocar

Title

Artist

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

Background

Arqueoversas hoje em Moura com a arqueóloga Mariana Nabais

Escrito por em Junho 21, 2022

Realiza-se hoje dia 21, mais uma edição das “Arqueoversas”, às 21h30, no Museu Municipal de Moura (antigo Matadouro). A segunda convidada desta série de palestras dedicadas à divulgação e debate em torno da investigação histórica e arqueológica do concelho de Moura, é Mariana Nabais, do Institute of Archaeology do University College of London, pós-doutoranda em Zooarqueologia na Universidade de Lisboa.

É, também, corresponsável pelos trabalhos arqueológicos que decorrem, desde 2018, no Castelo Velho de Safara. O tema de hoje é precisamente sobre este sítio “mítico” arqueológico do concelho de Moura sobre o qual Mariana Nabais vem falar.

Conhecido pelo menos desde 1969, só em 1985 são lançadas as primeiras hipóteses sobre a história da sua ocupação Calcolítica e da Idade do Ferro. Em 2010 realiza-se um levantamento topográfico das estruturas no local, dando conta da sua muralha circundante e de várias linhas de fossos defensivos.

No Verão de 2018 iniciaram-se as primeiras escavações arqueológicas sistemáticas no Castelo Velho de Safara, tendo os trabalhos continuado nos anos seguintes até à sua interrupção devido a pandemia de Covid-19.

Até ao momento, foram feitas várias identificações no local, relacionadas com a Idade do Ferro e época Romana Republicana. Com o retomar das escavações neste verão de 2022 espera-se compreender melhor as realidades já anteriormente intervencionadas e explorar outras construções, como as linhas de fossos localizados na entrada do Castelo Velho de Safara. A participação nas “Arqueoversas” é gratuita e aberta a todos os interessados.