A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Censos da Violência Doméstica a decorrer no Alentejo

Escrito por em Junho 17, 2022

Com a consciência de que existe um grande número de pessoas que estão a ser, ou já foram, vítimas de violência doméstica e que não apresentam denúncia às autoridades, realiza-se até ao dia 30 de Junho de 2022, os “Censos da Violência Doméstica”, nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

Um pequeno questionário está a ser disponibilizado nos concelhos já mencionados nos espaços de atendimento das Câmaras Municipais, Serviços da Segurança Social, Centros de Saúde, Serviços do IEFP e/ou GIP e nas Juntas de Freguesia dos cinco concelhos já mencionados, para que todos possam responder e ajudar nesta missão. É também possível participar na versão online, através do link: https://forms.gle/Co76XVSP2313ixw28

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do Projecto VERA + Perto, da responsabilidade da ESDIME, Crl., implementado pelo Gabinete VERA – Estrutura de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, em estreita colaboração com o Instituto Politécnico de Beja.

A coordenadora do Gabinete Vera, Marina Brito, especificou que o objectivo destes Censos, “é conhecer a realidade, ou seja, grande parte das situações não chegam aos serviços e às forças de segurança. Por isso, pensámos fazer este inquérito à comunidade geral, de forma anónima, para percebermos se as pessoas colaboram connosco e se mostram de facto se existe mais violência, do que nós conhecemos”.

Com os resultados, pretende-se “adequar mais e melhor a nossa intervenção e diversificar a nossa sensibilização e a forma de chegar à comunidade”, referiu Marina Brito.

Apesar da escalada de números de violência doméstica registada um pouco pelo País, nestes concelhos, não se tem registado um aumento significativo.

Participam igualmente nesta actividade, o Centro Distrital da Segurança Social de Beja, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, o Instituto do Emprego e Formação Profissional – Delegação Regional do Alentejo, os Municípios e Juntas de Freguesias dos Concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

Porque quanto mais se conhece, melhor se pode intervir, o Gabinete VERA quer conhecer melhor a realidade da Violência Doméstica nos Concelhos a que dá resposta.