Alqueva é líder na produção de azeite, amêndoa, melão e alho
Escrito por Rádio Planíce em Junho 14, 2022
O desenvolvimento gerado pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, é indiscutível. O organismo público Agricultura & Mar publicou recentemente no seu site que o Alentejo é actualmente o responsável por “3/4 de todo o azeite produzido em Portugal e 80% desse azeite é fruto de Alqueva, sendo a maior parte exportado a granel”.
Na produção de amêndoa, a região “é a maior produtora de amêndoa em Portugal”, ideia reforçada pelo presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema, em entrevista recente à Planície: “A fileira da amêndoa está a desenvolver-se muito”, assim como “a fileira dos frutos secos e já começamos a ter algumas unidades de descasque. Acreditamos que temos de promover a criação de valor e avançar na cadeia de valor para cada um destes produtos”.
Também Alqueva, “é a principal região produtora de melão nacional”, segundo informação do site Agricultura & Mar. A plantação, é feita em diferentes áreas, espaçadas por semanas, “de forma a garantir a produção durante todo o Verão”, referiu desta vez a EDIA.
O passo seguinte é o desenvolvimento da agroindústria, associada a outras culturas.
O assunto foi abordado com ênfase na Feira Nacional de Agricultura, que decorreu a semana passada em Santarém. “É essencial falar com cada um dos agentes, como a Federação das Indústrias Alimentares, com o Nerbe e com uma consultora que apoia estes projectos agroindustriais para perceber o que ainda pode acontecer em Alqueva para bem da nossa região”, assumiu Salema à Planície.
Segundo especialistas, é urgente o investimento em parques industriais, infraestruturas e melhores acessibilidades para que a agroindústria seja uma realidade na região.