A tocar

Title

Artist

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

Background

Ministra da Agricultura está hoje de visita ao distrito de Beja

Escrito por em Junho 11, 2022

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa hoje, dia 11, às 16 horas, na sessão de apresentação da Comunidade de Energia Renovável do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo.

Esta é a primeira Comunidade de Energia Renovável constituída no regadio em Portugal e visa distribuir energia limpa a outros utilizadores locais, a um preço mais reduzido.

Trata-se de um projecto piloto da Associação de Regantes do Roxo, em parceria com a FENAREG, que se pretende replicar noutros regadios a nível nacional e que permitirá acelerar a transição energética na agricultura.

O Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo, que completa 54 anos de funcionamento sofreu, desde 2001, um conjunto de obras de reabilitação e modernização, que lhe permite hoje um nível elevado de eficiência no uso da água e, através da instalação de uma central fotovoltaica para autoconsumo, criou condições para uma utilização da água de rega mais sustentável e competitiva, com menos emissões de carbono e energia mais barata.

Maria do Céu Antunes, na sua deslocação ao distrito de Beja, visita ainda a Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel.