A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

“Oportunidades para a Agroindústria na região de Alqueva” debatido hoje

Escrito por em Junho 8, 2022

Realiza-se hoje a partir do Stand de Alqueva, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém,  uma mesa-redonda com o tema “Oportunidades para a Agroindústria na região de Alqueva”.

Abordar as oportunidades geradas pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva na captação de investimentos no sector agroindustrial, é o principal objectivo desta iniciativa. Mas não é o único.

Afinal que oportunidades são estas que podem ainda ser dinamizadas no Alqueva, para a região? O presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema, respondeu à questão da Planície começando por dizer que “temos um sector primário, uma agricultura já muito sofisticada, muito desenvolvida, mas queremos sempre mais e melhor para a nossa região, mais riqueza, mais emprego e mais desenvolvimento”.

Para que tal aconteça, “acreditamos que é possível desenvolver a agroindústria. Se temos hoje já uma agroindústria muito forte ligada ao azeite e ao vinho, ainda falta alguma indústria associada a outras culturas, como a hortícola e a frutícola”, destacou à Planície o engenheiro agrónomo. E continuou: “A fileira da amêndoa está a desenvolver-se muito”, assim como, “a fileira dos frutos secos e já começamos a ter algumas unidades de descasque. Acreditamos que temos de promover a criação de valor e avançar na cadeia de valor para cada um destes produtos”, o que se reflecte         na “criação de mais emprego e mais desenvolvimento”.

Na opinião de José Pedro Salema, é essencial falar com “cada um dos agentes, como a Federação das Indústrias Alimentares, com o Nerbe e com uma consultora que apoia estes projectos agroindustriais para perceber o que ainda pode acontecer em Alqueva para bem da nossa região”.

Neste evento, participam além do CEO da EDIA, José Pedro Salema, o Presidente da Direcção da Associação de Proprietários e Beneficiários do Alqueva, João Cavaco Rodrigues, o Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio e o presidente do Núcleo Empresarial da Região de Beja / Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, NERBE/AEBAL, David Simão, entre outras figuras.