A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Achados arqueológicos na Praça da República em Serpa

Escrito por em Junho 7, 2022

Durante empreitada da instalação de repuxos na Praça da República, em Serpa, que encontra-se a decorrer desde o dia 23 de Maio, foram detectados vestígios arqueológicos, mais concretamente, um conjunto de três silos, estruturas escavadas na rocha para armazenamento de alimentos, possivelmente de época medieval ou moderna.

Esta descoberta foi feita na área de instalação da sala de máquinas, que não criaram impedimentos à normal execução da empreitada, mas que foram devidamente intervencionados para limpeza e registo, no âmbito dos procedimentos legais da área da arqueologia.

Segundo a autarquia de Serpa este acontecimento irá ser “objecto de escavação arqueológica após a área de intervenção se encontrar nas condições de segurança necessárias, uma vez que a zona de escavação arqueológica se prolonga para fora do espaço de obra”.

As estruturas arqueológicas foram devidamente assinaladas e protegidas para garantir a sua integridade durante a execução dos trabalhos da empreitada.

“Após a realização dos trabalhos de escavação arqueológica, os silos serão devidamente protegidos e selados, de modo a garantir a segurança da área e o normal prosseguimento do projeto. Caso os trabalhos arqueológicos permitam a recolha de elementos relevantes, serão agendadas acções de divulgação ao público sobre os resultados da intervenção”. Informou a Câmara Municipal de Serpa em nota de imprensa.