Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Moura incluída nas políticas de segurança de proximidade do MAI

Escrito por em Junho 3, 2022

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, recebeu no dia 1 de Junho, Quarta-feira, o presidente da Associação Nacional de Freguesias, Jorge Veloso, concluindo um primeiro ciclo de reuniões com dirigentes do Poder Local para debater o tema da segurança.

O reforço da segurança colectiva exige respostas adaptadas às especificidades territoriais locais e metropolitanas, que passam pelo cumprimento de alguns objectivos.

No que diz respeito à segurança local, a nota de comunicação enviada à Planície, sublinha que “a cooperação das autarquias locais é fundamental para se aprovar uma Estratégia de Segurança Urbana para o período 2022-2026, a qual prevê uma grande componente de planeamento integrado dos vários instrumentos de prevenção”.

A nova estratégia começa desde já, com uma política de policiamento de proximidade em domínios como a segurança escolar, o apoio aos idosos, a segurança no desporto e nos grandes eventos e a Valorização dos Programas de Policiamento de proximidade – como os projectos Escola Segura e Idosos em Segurança – e de visibilidade, por exemplo, junto dos espaços nocturnos.

Esta proximidade em cooperação com as autarquias locais, foi adaptada às especificidades de cada área de intervenção nos respectivos municípios. No caso de Moura, o programa “MAI Município”, promove a coordenação de políticas públicas de segurança.

O Municipio de Serpa também aparece nesta estratégia com o “MAI Cidadão”, que tem “como área de intervenção zonas onde ocorram fenómenos atípicos e/ou específicos susceptíveis de alterar o quotidiano dos cidadãos”, de acordo com a informação partilhada.