A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Debate sobre perdas de água acontece hoje em Beja

Escrito por em Junho 3, 2022

A Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, a qual integra um quadro técnico da EMAS, organiza hoje dia 3, o encontro “Perdas de Água – A insustentável realidade”, nas instalações do NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, em Beja.

O debate permite uma reflexão sobre as diversas áreas relacionadas com a redução das perdas de água na região, de acordo com declarações do presidente do Conselho de Administração da EMAS, de Beja, Rui Marreiros: “Apesar de todos os recursos que temos disponíveis, maioritariamente disponibilizados pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, a questão da escassez de água põe-se muito nesta região”.

Deste encontro, aguardam-se algumas soluções mais urgentes para minimizar este problema e aquilo que se espera, “é estimular as pequenas entidades gestoras e os municípios mais pequenos, que podem fazer no fundo, este caminho da diminuição das perdas de água”, informou Rui Marreiros.

A reunião, segundo o presidente do Conselho de Administração da EMAS, de Beja, pode servir “eventualmente para abordar temas que estão na ordem do dia, cujo financiamento para o sector quer nacionais, quer comunitários”, isto é, “quais são os instrumentos financeiros que estas entidades gestoras têm à disposição para implementar esses mecanismos de redução e perdas”.

Com as entidades presentes, o assunto da relação entre os vários agentes do sector também vai ser falado, porque “as perdas de água não estão só directamente ligadas com os serviços urbanos”, mas do que “deve ser a relação das perdas de outros sectores, nomeadamente na questão da agricultura, que é um dos maiores consumidores de água”, esclareceu.

Acontece hoje, nas instalações do NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, em Beja, um debate sobre as perdas de água na região.