A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Festival “Terra Mágica – Al-Mutamid O Primeiro Alentejo” junta Fado e Flamenco

Escrito por em Junho 2, 2022

O fadista português Ricardo Ribeiro e o músico espanhol Duquende, um dos nomes grandes do flamenco, abrem hoje, dia 2 de Junho, a primeira edição do Festival “Terra Mágica – Al-Mutamid, O Primeiro Alentejano”, num concerto agendado para as 21h30 no Teatro Municipal Pax Julia, em Beja.

No espetáculo “Tanta Monta, Monta Tanto”, produzido em residência artística e que terá estreia mundial no teatro da capital de distrito, cruza-se “o talento de Ricardo Ribeiro e a autêntica ‘gitanería’ de Duquende, dois mestres dos seus géneros, que se abraçam para maior glória, encontrando-se nas diferenças e investigando as afinidades”, referiu em comunicado Faustino Nuñez, director musical deste espectáculo.

O festival prossegue até 4 de Junho com uma peça de bailado flamenco contemporâneo criada pela companhia fundada e dirigida por Macarena López e a actuação de Maâlem Omar Hayat, músico marroquino dotado de um estilo próprio.

O programa integra ainda a realização de uma “streaming performance” denominada “Telluric Beja”,

Promovido pela ALD Produções, Zález Artist Collect, Turismo do Alentejo e Ribatejo e Câmara Municipal de Beja, e com o apoio do Turismo de Portugal, o certame pretende constituir-se como um festival multicultural inspirado na figura de Al-Mutamid (1040-1095), o rei poeta, nascido em Beja.

Segundo Vítor Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, a expectativa é que este seja “um evento de grande qualidade artística, mas sempre com a perspectiva de ligação entre culturas”. Daí a aposta no cante alentejano, no fado, na música tradicional marroquina e no flamenco, na sua dupla vertente (cantada e dançada).