Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

CPCJ de Moura apresenta hoje Plano de Protecção dos Direitos das crianças e jovens

Escrito por em Maio 30, 2022

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Moura e o Município de Moura, apresentam hoje publicamente, dia 30 de Maio, às 10H00, o Plano Local de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças e Jovens de Moura, a ter lugar no Cineteatro Caridade, em Moura.

A concepção e implementação de planos locais de promoção e protecção dos direitos das crianças e jovens, além de ser de acordo com a lei, uma das atribuições das entidades com competência em matéria de infância e juventude, potencia o cumprimento de compromissos internacionais como seja a “Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”.

A presidente da CPCJ de Moura, Marisa Ferreira, salientou em entrevista à Planície a importância deste registo, já que “assenta no preconizado da convenção sobre os direitos da criança”. Além disto, pretende ainda ser um documento “orientador da acção protectiva junto das crianças e jovens do nosso concelho”, frisou a presidente da comissão de Moura.

O plano foi criado em função do “Projecto Adélia, que prevê medidas de política para a construção de uma parentalidade positiva, sem violência e, para a promoção de comportamentos parentais respeitadores dos interesses das crianças, numa lógica comunitária preventiva”.

O Plano Local de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças e Jovens de Moura integra uma estratégia feita num diagnóstico local, com três eixos de intervenção que “visam a melhoria das condições de vida das crianças e jovens e famílias do concelho de Moura, entre 2022 (período de vigência) a 2026”, esclareceu Marisa Ferreira.

Estes eixos estruturantes são a parentalidade positiva, a cooperação interinstitucional e o exercício da cidadania, em que “todas as entidades com competência em matéria de infância e juventude no nosso concelho, têm um papel activo”.

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Moura e o Município de Moura apresentam hoje o Plano Local de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças e Jovens de Moura, numa acção educativa planeada em conjunto.