Feira do Cante e das Tradições a partir de hoje em Cuba
Escrito por Rádio Planíce em Maio 27, 2022
Cante Alentejano, Música Filarmónica, Sons do Mundo, Folclore, Artesanato e Tabernas são algumas das propostas para a Feira do Cante e das Tradições a partir de hoje, dia 27, em Cuba e durante este fim-e-semana.
Centrada na promoção dos territórios, dos seus produtos, culturas e tradições, esta feira, com organização da Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro e da Câmara Municipal, vai marcar estes três dias na região, com um vasto leque de iniciativas.
O presidente da Câmara de Cuba, João Português, não quis deixar de dar o seu contributo à Planície sobre a importância desta feira: “É um certame extremamente importante, até porque regressa presencialmente”. E continuou: “É centrado na promoção dos territórios do interior e de todo o País”.
O evento sem recinto, vai ter vários espaços localizados um pouco por toda a vila de Cuba, onde cada associação mostrará o que a sua região tem de melhor, a par de um programa repleto de actividades. Grupos Corais, animação de rua (com artes performativas), arruadas (com Pauliteiros, Caretos, Vacas de Fogo, Ranchos Folclóricos, Tunas Académicas, entre outros), degustação de produtos regionais, tabernas, colóquios e concertos, são algumas das propostas deste evento, a contar com representações culturais e tradicionais de várias regiões do território nacional.
Na música, em três palcos diferentes, o programa inclui espectáculos que propõem uma verdadeira viagem por diversas sonoridades, passando pelo incontornável Cante Alentejano, com vários Grupos a participar naquela que será a 3ª Maratona do Cante, pela polifonia da Bandas Filarmónicas de Cuba e Alcáçovas, pelo Fado com Marco Rodrigues e pela música tradicional alentejana, com Luís Trigacheiro, rumando ainda além-fronteiras, mais concretamente a Cabo Verde e Angola , com as atuações de Mynda Guevara, Sara Alhinho e Pacas.
Fora do palco, a festa estende-se pela vila, com Animação de Rua e Arruadas preparadas para os 3 dias. Os Pé de Xumbo, os Kalimotxo Orkestar, as Vacas de Fogo, as Tunas Académicas, os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, os Gigabombos do Imaginário, o grupo Ritété (Teatro de Rua), os Pauliteiros de S. Martinho, os Caretos de Podence e os Ranchos Folclóricos “Ribeira de Santarém” e “Alma algarvia” serão os protagonistas de alguns desses momentos.