A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Banda Desenhada de regresso a Moura com obras do mestre José Ruy

Escrito por em Maio 26, 2022

Após um interregno de três anos, a Câmara Municipal de Moura, em colaboração com o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV), volta a produzir uma exposição de banda desenhada, com trabalhos de mestre José Ruy, que se encontra patente na Praça Sacadura Cabral, até 29 de Maio, durante a 41.ª edição da Feira do Livro.

Na exposição, composta por dezena e meia de painéis em grande formato, poderão ser apreciadas algumas das adaptações literárias que José Ruy tem realizado em BD ao longo da sua carreira. As pranchas (em esboço a lápis, a preto e a cores) de obras como “Os Lusíadas”, “A Peregrinação”, “O Auto da Barca do Inferno”, “Auto da Índia”, “O Bobo” ou “Ubirajara”, entre outras.

Paralelamente, a Câmara de Moura edita o número 11 da colecção “Cadernos Moura BD” onde são reproduzidas duas histórias desenhadas por José Ruy: “Porque não hei-de acreditar na Felicidade?” (adaptação de um texto de Alves Redol) e “O Demónio Cego”.

Este Domingo, 29, pelas 15:00 horas, haverá uma conversa com José Ruy (que fará a apresentação pública dos “Cadernos Moura BD”), seguida de uma sessão de autógrafos. A mostra seguirá depois para Viseu, onde ficará patente, em Agosto, na Feira de São Mateus.