A tocar

Title

Artist

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Projecto de voluntariado de cuidados paliativos arranca em Beja

Escrito por em Maio 25, 2022

Uma proposta de voluntariado comunitário em cuidados paliativos, vai ser desenvolvido pela Equipa de Apoio Psicossocial da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (EAPS), em parceria com o Grupo de Apoio de Beja, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A EAPS integra o Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doença Avançada, financiado pela Fundação “la Caixa” do BPI, um trabalho feito em conjunto com a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos de Beja, com vista a melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças avançadas e das suas famílias.

A psicóloga responsável da EAPS, Catarina Gaspar, referiu à Planície que este projecto tem em vista “a melhoria dos cuidados aos doentes com necessidades de cuidados paliativos”, com uma equipa “impulsionada e financiada pela Fundação “la Caixa”, com vista à melhoria destes cuidados em pessoas com doença avançada e às suas famílias”.

Esta parceria, segundo disse Catarina Gaspar, vem da “nossa percepção de que grande parte dos doentes que nós acompanhamos, são doentes oncológicos. Uma vez que a liga faz voluntariado em hospital de dia, vemos isso como um facilitador e como a continuidade dos cuidados”.

Numa primeira fase, o projecto será implementado na cidade de Beja e posteriormente alargado a outras localidades do concelho. Contudo, Moura, Barrancos e Mértola, não estão inseridos para já no Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doença Avançada.

A Equipa de Apoio Psicossocial da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, em conjunto com a Liga Portuguesa Contra o Cancro de Beja, estão a desenvolver uma proposta que presta cuidados paliativos em doentes oncológicos e às famílias.