A tocar

Title

Artist

No ar

Clube Megahertz

17:00 17:59

No ar

Clube Megahertz

17:00 17:59

Background

Convento de Santa Clara de Moura homenageado em livro e em exposição

Escrito por em Maio 21, 2022

O livro “Convento de Santa Clara de Moura, do esplendor à extinção”, da autoria de Marisa Bacalhau, vai ser hoje, dia 21, apresentado ao público às 15:00, na ala de exposições temporárias do Museu Municipal de Moura (antigo matadouro).

Esta edição da Câmara Municipal de Moura foi fruto de um minucioso trabalho de pesquisa em variados arquivos portugueses referentes ao Convento de Santa Clara de Moura, bem como da comunidade clarissa que o habitou entre 1610 e 1893, segundo informação enviada à Planície pela autarquia mourense.

A sua leitura permite apreciar não só a história do edifício, como o quotidiano desta comunidade feminina e as várias vicissitudes, vividas desde a sua fundação. Esta publicação constitui um importante marco para o conhecimento da história local que a autarquia considera um elemento importante, cuja preservação, estudo e divulgação é essencial.

No mesmo dia ficará também disponível ao público a exposição “Santa Clara de Moura, o universo feminino num convento de clausura”, patente no antigo matadouro até 18 de Julho. Esta exposição remete-nos para a componente material da permanência desta comunidade religiosa em Moura, oferecendo ao visitante testemunhos da sua relevância e singularidade. Pode ser visitada de Terça-feira a Domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.