A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Festival Islâmico vai ser “um grande evento” disse à Planície o autarca de Mértola

Escrito por em Maio 19, 2022

A 11ª edição do Festival Islâmico da Alcáçova e do Arrabalde, em Mértola começa hoje, dia 19, e durante quatro dias a cidade do distrito de Beja apresenta as tradições vivas de tudo o que envolve o mundo árabe.

Depois de alguns avanços e recucos, a expectativa para este ano é “elevadíssima, porque vem assente num sofrimento e num ano muito complicado”, assegurou à Planície o presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé.

A edição deste ano fica marcada pelo “retomar da normalidade, ainda que a conjetura do covid-19 esteja no ar”, disse o responsável máximo da autarquia.

Apesar dos preparativos, a realização do festival este em dúvida com “a impossibilidade de garantir o canal de evacuação do Centro Histórico, mas tive a confirmação, a obra foi entregue e está garantido esse canal de evacuação”.

O presidente da Câmara explicou ainda a mudança de nome do festival, referindo que “ainda que tenha sido alargado para o arrabalde num contexto do que era o Festival Islâmico na Alcáçova, entende-se sempre histórico no seu interior. Passou a chamar-se Festival Islâmico da Alcáçova e do Arrabalde, que é a envolvente de ruas do Centro Histórico e que está com um cenário fantástico. Mértola está apetecível. Não temos dúvida que será um grande evento”, assinalou Mário Tomé.

Do programa faz parte a música, exposições de pintura, de fotografia, oficinas de cante, cestaria e cerâmica, misturada com os melhores sabores tradicionais.