A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

EDIA organiza hoje uma conferência sobre as pessoas e as paisagens do Alentejo

Escrito por em Maio 19, 2022

Realiza-se hoje, dia 19, pelas 21h30, no auditório da EDIA, em Beja, a conferência “De uma ‘coutada para porcos monteses’ à monocultura superintensiva: para uma história das pessoas e da paisagem do Alentejo”, por Maria Antónia Pires de Almeida.

A conferência, de entrada livre, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

As anteriores conferências deste ciclo, iniciaram-se com a discussão sobre a formação física da paisagem alentejana, prosseguindo depois com diferentes abordagens à estrutura fundiária, gestão da propriedade, práticas agrícolas e outros temas associados à exploração do território em época romana, medieval e moderna.

Pretende-se agora, avançar para a contextualização do território alentejano durante os séculos XIX e XX. Para tal e antes da discussão de temas específicos e de distintas perspectivas de análise, é importante a contextualização geral deste período, onde se irá analisar a estrutura social da região e a sua evolução demográfica, perante as distintas políticas implementadas ao longo da época contemporânea, assim como as alterações na paisagem e nos sistemas de produção.

A conferencista convidada, Maria Antónia Pires de Almeida, é investigadora integrada do CIES, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Professora auxiliar convidada do ISCTE-IUL.