A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

CAMB prevê a construção de um novo lagar em Moura até 2026

Escrito por em Maio 19, 2022

Os projectos de futuro da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB) passam pela construção de um novo lagar, em Moura, conforme disse em entrevista à Planície, o presidente da cooperativa, José Duarte: “Assistimos a um crescimento por parte dos agricultores no campo, de adaptarem as suas culturas para plantações mais produtivas e a cooperativa tem de acompanhar esse crescimento”.

Com um Plano Estratégico iniciado em 2020 para os próximos cinco anos, nesse documento está contemplada a “necessidade de fazer vários investimentos e aumentar a cooperativa, desde o pátio de recepção de azeitona, até ao armazenamento do produto final”, nomeadamente a “construção de um lagar novo que permita fazer face ao previsível aumento de produção de azeitona. Vai ser aqui em Moura, um lagar que tenha tecnologia de ponta, que nos orgulhe a nós agricultores e que seja de referência em termos nacionais”.

Essa construção prevê-se que seja feita até 2026: “Já estamos a trabalhar com as entidades competentes no sentido de arranjarmos um terreno grande para fazermos esse lagar e dentro desse terreno, crescermos em função dos hipotéticos aumentos de produção.

Gostávamos durante este nosso mandato de arrancar com as obras, senão mesmo concluirmos a construção do lagar. Acreditamos que entre 2025 e 2026 esse investimento estará concluído”. Por outro lado, a ideia é “aproveitar o novo quadro comunitário de apoio para apresentarmos um projecto de investimento”, concluiu José Duarte.