A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Peças de arte sacra da Diocese de Beja entregues ao Mosteiro dos Jerónimos

Escrito por em Maio 16, 2022

A Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Beja, representada pelo seu Presidente, Pe. Manuel António do Rosário, procedeu à entrega ao Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, instituição representada pela sua Directora, a historiadora de arte Dalila Rodrigues, de um conjunto notável de peças de mobiliário e de alguns castiçais, dos séculos XV e XVI, que se encontrava na igreja matriz de Santiago do Cacém.

Estas peças, sem qualquer ligação histórica a esta igreja, e que aqui permaneciam sem referência ao local da sua proveniência, foram adquiridas para a Torre de Belém no período das Comemorações Henriquinas, no V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, em 1960.

Estes e outros documentos mais antigos e importantes foram agora identificados, tanto pelos serviços da Direcção-Geral do Património Cultural, organismo que absorveu as funções do antigo Instituto Português de Museus, como pelo Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, instituição à qual as peças foram devolvidas e a quem efectivamente pertencem.

Por fim, refira-se que a sua actual e recente exposição é o resultado da colaboração da Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Beja com o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, mas também da colaboração da Administração do Porto de Lisboa, proprietária de gravuras e de fotografias que estiveram expostas e/ou que testemunham a localização e a função dada a estas peças no interior do monumento.