A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Combate a incêndios: Meio aéreo no concelho de Moura “possivelmente” em 2023

Escrito por em Maio 11, 2022

Teve lugar no passado dia 9 de Maio uma reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.

Antes da Ordem do Dia, foi recebida a Direção da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, tendo sido efetuado um balanço – extremamente positivo – da edição da Ovibeja deste ano e perspectivando as edições futuras.

Esta reunião contou também com a presença de Carlos Pica, Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Beja, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) de forma a dar a conhecer o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2022 aos autarcas do Baixo Alentejo. Recordamos que, a partir de 15 de Maio, o Nível de Empenhamento Operacional passa a Nível II – Reforçado.

Foi ainda registada a necessidade de posicionamento de um meio aéreo no concelho de Moura, de forma a dar cobertura à zona norte do Baixo Alentejo. No presente ano, tal não irá suceder, mas ficou estabelecido que se iriam desenvolver esforços no sentido de garantir tal equipamento para o próximo ano.

Nesta mesma reunião os eleitos discutiram a tomada de posição comum sobre o Orçamento de Estado 2022, bem como de uma proposta relactiva à alteração do regime de cedências a atribuir aos municípios em matéria de produção de energia renovável, possibilitando, a exemplo da eólica, a entrada de algumas receitas no caso da fotovoltaica.