A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Alunos da Escola de Moura vencem “Congresso Nacional de Cientistas em Acção”

Escrito por em Maio 5, 2022

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Moura venceram, no dia 29 de Abril, em Estremoz, o “XV Congresso Nacional de Cientistas em Acção”, com o projecto ambiental “Go Green With Your Smart Future (Sê Ecológico com o teu Futuro Inteligente).

Na conferência estiveram presentes quatro alunos, acompanhados de duas professoras, onde expuseram o estudo que consistiu no cálculo das emissões de dióxido de carbono emitido nas deslocações de alunos para a escola, assim como do número de árvores capaz de compensar essas emissões, pretendendo contribuir para a mudança de hábitos para combater as alterações climáticas.

O desempenho dos alunos distinguiu-se, de acordo com informação enviada à Planície, ao “demonstrarem um conhecimento integrado em várias áreas, tendo respondido com determinação às questões colocadas pelo júri. A importância do tema – Alterações climáticas, o interesse dos alunos e a predisposição para continuar a trabalhar, marcaram também positivamente a sua prestação”.

A professora de Ciências Naturais, Susana Laureano, uma das mentoras da proposta, referiu, em conversa com a Planície que, pessoalmente, foi muito importante para os alunos, este encontro: “Os alunos nunca tinham participado em algo do género, nem sabiam o que era um congresso. Em termos pessoais, foi importante para os alunos”.

No caso da escola, o 1º lugar, é o “reconhecimento do trabalho que foi feito. Esta forma de trabalhar com metodologia do projecto, na óptica do agrupamento, faz todo o sentido, porque mobiliza várias áreas do saber em torno de uma problemática, neste caso do ambiente”, disse a docente.

O projecto apresentado tem sido desenvolvido ao longo do ano, integra várias áreas disciplinares, como as Ciências Naturais, o Inglês, a Cidadania e Desenvolvimento, a Matemática, a Educação Física e conta com parceiros internacionais (Turquia, Croácia e Polónia), estabelecendo parcerias com a comunidade local.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Moura, foram os vencedores do “XV Congresso Nacional de Cientistas em Acção”, com o projecto ambiental “Go Green With Your Smart Future (Sê Ecológico com o teu Futuro Inteligente).