A tocar

Title

Artist

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

Background

Herdade da Contenda distinguida com prémio “de grande valor” em Itália

Escrito por em Maio 3, 2022

A Herdade da Contenda foi distinguida com o prémio honorífico no importante Fórum do prémio de paisagem do Conselho da Europa, em Bergamo, Itália, que decorreu na passada semana e contou com a presença de cerca de 20 países.  

Portugal foi representada por Marta Rodrigues, da Direcção Geral do Território e por Pedro Azenha Rocha, administrador executivo da Herdade da Contenda.

O galardão, é “extremamente importante”, conforme disse à Planície o administrador executivo da propriedade do município de Moura, Pedro Rocha, já que Portugal “acaba por ser representado no âmbito da Convenção da Paisagem e fomos reconhecidos como um projecto de grande valor e feito de inspiração, que é a distinção honorífica”.

 

A apresentação da herdade despertou o interesse dos participantes e teve como título “Herdade da Contenda a tale of resilience for Nature” (Herdade da Contenda um conto de resiliência para a Natureza).

Com vários projectos futuros de sustentabilidade, Pedro Rocha garantiu que “há muita coisa em cima da mesa. Estamos agora a terminar o projecto no âmbito do fundo ambiental com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”, mas não é o único: “Num futuro muito próximo, vamos ter uma candidatura na gestão da área florestal”, assim como “a inauguração do Centro Contenda Natur, que vai dar um impulso no conhecimento da Herdade da Contenda na recepção de visitantes e da estruturação de todo o trabalho à volta do conhecimento da Contenda”, previsto inaugurar ainda no primeiro semestre deste ano.

Além do prémio honorífico recebido em Itália, a Herdade da Contenda realizou ainda um protocolo ambiental com o Instituto Nacional de Conservação das Florestas e pretende inaugurar brevemente o Centro Contenda Natur para todos aqueles que queiram conhecer a fundo a propriedade.