Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Escrito por em Maio 3, 2022

Hoje, dia 3 de Maio, comemora-se uma das datas mais importantes para todos os jornalistas: o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A procura da verdade dos factos, o rigor e a qualidade da informação, o combate à desinformação, a imparcialidade e a ética profissional, devem nortear sempre os profissionais de informação, que muitas vezes dão a vida pela sua missão, pelo dever de informar.

Jornalista e escritor de mérito, o mourense Mário Zambujal fez questão de deixar o seu testemunho à Planície, afirmando que “sem liberdade de imprensa não há democracia que valha a pena viver. É um dos valores que possuímos e sem essa, não há outras liberdades. É um valor que temos sempre que festejar e louvar”.

Apesar da tão conquistada democracia em alguns países, só no primeiro trimestre deste ano, os números mostram uma realidade dura e preocupante: 28 jornalistas mortos no mundo. A guerra da Ucrânia custou a vida a cinco profissionais da informação, mas os crimes no México relacionados com a imprensa, fizeram com que oito jornalistas perdessem a vida.

Como alguém disse um dia, o jornalismo continua a ser “a mais bela profissão do mundo” e de ver o mundo, testemunha do bonito e do horrendo.