Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Usos e escassez de água no Baixo Guadiana em destaque hoje

Escrito por em Abril 28, 2022

A Associação Natureza Portugal, representante da World Wide Fund For Nature (ANP – WWF), uma Organização Não Governamental portuguesa, que trabalha sem fins lucrativos, organiza hoje, em parceria com a WWF Espanha, um webinar Ibérico com o tema “Cooperação transfronteiriça, usos e escassez de água no Baixo Guadiana”, na plataforma Zoom.

O objectivo desta sessão, é promover uma reflexão das várias partes interessadas sobre a compatibilização de usos da água entre os dois lados da fronteira, na bacia internacional do Guadiana, em particular no troço fronteiriço final, no contexto de escassez hídrica e das alterações climáticas.

O mediador do seminário online e especialista em questões da água e clima da ANP, Afonso do Ó, conversou com a Planície sobre as principais conclusões que se esperam desta apresentação e que tem a ver com a “necessidade dos dois países, Portugal e Espanha, que partilham o Guadiana e a sua bacia, de reverem e de implementarem os caudais ecológicos que foram definidos para o Tejo e para o Douro, mas no Guadiana ficaram por definir, sobretudo no Baixo Guadiana, quando o rio volta a ser fronteira”.

Depois de definidos os caudais, importa “saber o que sobra para as captações que queiramos fazer para outro uso”, explicou o especialista.

Inevitavelmente, a seca e a escassez de água na região vão também ser debatidos, assuntos preocupantes para Afonso do Ó: “Continuamos a aumentar muito o nosso consumo para diferentes usos e a água não chega para todos esses usos. Vamos chegar a um ponto em que temos de limitar esse consumo”.

Da conferência, fazem ainda parte oradores dos dois países.

A ANP, em parceria com a WWF realiza hoje uma conferência online para definir os caudais ecológicos do Baixo Guadiana, na fronteira entre Portugal e Espanha.