A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Realiza-se hoje conferência sobre práticas agrícolas no Baixo Alentejo

Escrito por em Abril 28, 2022

A EDIA realiza hoje, dia 28, pelas 21h00, a conferência “Propriedades e práticas agrícolas no Baixo Alentejo, na Idade Moderna”, por Emília Salvado Borges, no Auditório da EDIA, em Beja.

A conferência, de entrada livre, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Este ciclo de conferências pretende, segundo informação enviada à Planície, “convocar a história, a antropologia, a agronomia, a economia e diversas outras áreas do saber” e “ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes”.

A conferência tem por base os resultados da investigação da conferencista convidada, Emília Salvado Borges, sobre aspectos da realidade alentejana na Idade Moderna (demográficos, económicos, sociais, políticos, militares e culturais), contrastada com outros estudos recentes e com testemunhos de autores da época, atentos aos problemas alentejanos.

Nesta sessão serão abordados temas como os homens e a sua inter-relação com o meio; povoamento e evolução demográfica; estrutura e tipos de propriedade; formas de apropriação predial; actividades produtivas e práticas agrícolas, com o objectivo de tentar perceber o que houve de persistência e de mudança nesses sectores, ao longo da Idade Moderna.

No seu currículo, a conferencista convidada é licenciada em História, Pós-Graduada em História Regional e Local e Mestre em História Moderna e tem-se dedicado sobretudo ao estudo da História do Alentejo no Antigo Regime, nas vertentes artística, demográfica, económica, cultural, militar e política.