A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

“Dúvidas” com a obra do bloco de rega de Moura

Escrito por em Abril 26, 2022

Um dos maiores defensores do bloco de Rega de Moura, é o presidente da Cooperativa Agrícola de Moura (CAMB), José Duarte. Cauteloso sobre o anúncio da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, em relação à disponibilização dos 50 milhões de euros para o bloco que supostamente contempla Moura, afirmou à Planície que é “preciso analisar com algum cuidado o que foi dito. A ministra está a anunciar as obras de quatro blocos e isso foi algo que ela em Dezembro, já tinha dito”.

Para já, a certeza é que em “Maio vão ser lançados os avisos, por isso são situações que estão a decorrer nos trâmites normais. A grande novidade são os 50 milhões de euros que foram desbloqueados para incorporar as áreas que tinham sido retiradas aos blocos”.

Apesar do anúncio, José Duarte está reticente quanto ao bloco de rega de Moura: “A minha grande dúvida é saber se é para completar a área do bloco Póvoa/Amareleja e no nosso ponto de vista, penso que esse reforço de 50 milhões será só para construir na totalidade o bloco Póvoa/Amareleja, o que nos deixa preocupados, porque continua a ficar de fora o bloco de Moura. A informação que saiu não está transparente e deixa-nos na dúvida”.

Por outro lado, questiona o empresário agrícola, “qual é a parte que vai ser alocada aos blocos do nosso concelho e aos outros três blocos? Parece-me a mim que Moura vai continuar a ser prejudicada em relação à construção dos blocos”.

O presidente da CAMB, mostrou-se reservado e revelou que a informação que saiu não é “transparente”.