A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Ministra da Agricultura confirma bloco de Rega Moura/Póvoa/Amareleja

Escrito por em Abril 22, 2022

Na passagem pela Ovibeja, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse no encerramento de um colóquio na feira de agropecuária, que o Governo desbloqueou 50 milhões de euros para a conclusão das quatro obras de regadio do Alqueva, obras essas que estava “amputadas” com a subida dos custos de produção.

Estamos a falar dos blocos de rega Moura/Póvoa/Amareleja, que segundo a ministra, será “concretizado sem redução da área inicialmente prevista”, Vidigueira, Reguengos e Messejana, com a ligação à albufeira do Monte da Rocha.

Maria do Céu Antunes disse aos jornalistas que a verba serve para “assegurar a conclusão destas quatro obras” e que o “Ministério da Agricultura abrirá em breve um aviso de 50 milhões de euros para que sejam executados na totalidade”, na esfera do Programa Nacional de Regadios.

O presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema, sentiu-se satisfeito com este avanço e que estes 50 milhões “era o que estava em causa e foi isso que se encontrou. Servem para acautelar a subida dos custos daqueles projectos”, que “estão concluídos, precisam só de fazer as suas revisões”.

A prioridade agora é “começar a trabalhar para poder lançar concursos o mais depressa possível”, assegurou Salema.

Com os 50 milhões de euros desbloqueados pelo Governo, vão avançar os blocos de rega Moura/Póvoa/Amareleja, Vidigueira, Reguengos e Messejana, com ligação à albufeira do Monte da Rocha.