A tocar

Title

Artist

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

Background

CDU pronuncia-se sobre o bloco de Rega Póvoa/Amareleja

Escrito por em Abril 22, 2022

A propósito dos 50 milhões disponibilizados pelo Governo para a construção do bloco de Rega Póvoa/Amareleja, a Coligação Democrática Unitária (CDU) de Moura, enviou à Planície uma nota de imprensa onde exige que este investimento não passe de uma “promessa”.

“Não permitiremos que o bloco de rega Póvoa/Amareleja se transforme numa promessa como outras na região, como é o caso do IP8. Se já ficaram resolvidos os entraves financeiros exigimos o início das obras no imediato. Exigimos justiça e investimento na agricultura, que se traduza num aumento e diversificação da produção, valorização e defesa dos produtos locais, e promoção de emprego com direitos”.

A Planície contactou o porta-voz deste assunto, André Linhas Roxas, que considerou o investimento no bloco, “uma boa noticia para o concelho de Moura”. Adiantou ainda que o “projecto desta fase dos blocos de rega do Alqueva e em especial do concelho de Moura, tinha cortes anunciados, cortes esses que não eram admissíveis” e que o projecto teria de ser “concretizado em pleno”.

André Linhas Roxas afirmou que a CDU fez intervenções em “vários órgãos, aos políticos e fizemos recomendações também ao Governo. Lamentamos na altura a posição da Câmara e do presidente da Câmara (de Moura), que fosse esperar a substituição da ministra (da Agricultura). A mesma ministra vem agora dar garantias financeiras para o projecto”.

O vereador da autarquia mourense ressalvou que a “CDU vai continuar a lutar para que não seja apenas mais uma promessa e se existe financiamento para esta obra, que se inicie o mais depressa possível”. Na opinião de André Linhas Roxas, “o atraso na concretização deste tipo de projecto, é que levou a que depois pudesse haver as diferenças financeiras”.

Por outro lado, a CDU também se pronunciou sobre a questão da Rede Natura 2000, frisando que o partido vai continuar a reivindicar esta questão, “através da elaboração de um Plano de Gestão que promova a protecção ambiental e ao mesmo tempo garanta sustentabilidade das populações do nosso território”, pode ler-se na nota de imprensa.

A Coligação Democrática Unitária considerou a construção do bloco de regadio, uma “boa notícia para o concelho de Moura”.