A tocar

Title

Artist

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

Background

Comemorações do Dia da Europa realizam-se no Alentejo

Escrito por em Abril 20, 2022

As comemorações em Portugal do Dia da Europa, a 9 de maio, decorrem este ano na cidade de Évora, com um programa que inclui uma sessão protocolar, iniciativas culturais e a participação de jovens, foi hoje divulgado.

Organizadas pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o apoio da Câmara de Évora e de várias entidades, as comemorações realizam-se no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público, na cidade alentejana, entre as 15h00 e as 19h00.

A sessão protocolar, que dá início às celebrações, às 15h00, no Palácio de D. Manuel, inclui a interpretação dos hinos da Europa e de Portugal por estudantes de Música da Universidade de Évora (UÉ) e intervenções de representantes da Comissão Europeia, do Governo português e da Câmara de Évora.

Além desta sessão, o Palácio de D. Manuel recebe igualmente a exposição itinerante multilingue “Alice no País das Maravilhas”, com 37 exemplares da obra do escritor Lewis Carrol traduzidos para outras tantas línguas europeias.

Em paralelo, entre as 15h00 e as 16h30, o Jardim Público de Évora é animado por uma mostra de projetos no âmbito do 35.º aniversário do programa Erasmus, organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

Um painel de desenho colaborativo dinamizado por docentes e estudantes da Escola de Artes da UÉ e o encontro dos clubes europeus de escolas da região organizado pelos três centros Europe Direct do Alentejo são outros dos atrativos.

De acordo com o programa, também no Jardim Público, mas a partir das 16h30, a comissária europeia Elisa Ferreira participa num diálogo, aberto ao público, com estudantes de várias entidades de ensino e de formação.

Segue-se a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, com a presença de elementos dos júris, autores das peças finalistas e respetivos diretores dos órgãos de comunicação social ou professores coordenadores.

O programa termina com um momento cultural que inclui uma homenagem à Ucrânia, atuações de diferentes expressões artísticas, incluindo de estudantes das áreas de Música e Artes Cénicas da UÉ, e de um DJ convidado pela Embaixada de França, país que detém atualmente a Presidência do Conselho da União Europeia.

Este ano, a identidade visual do Dia da Europa foi desenvolvida por estudantes da licenciatura em Design da Escola de Artes da UÉ.

Segundo a Representação da Comissão Europeia em Portugal, a proposta selecionada é formada por uma estrela, símbolo da União, composta por elementos que representam os princípios da democracia, cultura, partilha, liberdade e paz.

O Dia da Europa, comemorado a 09 de maio, assinala a unidade do continente europeu e o aniversário da histórica Declaração Schuman, considerada como o momento fundador da atual União Europeia.

Fonte: Lusa