A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

CEBAL promove Feira Gastronómica do Cardo na 38ª Ovibeja

Escrito por em Abril 20, 2022

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), conjuntamente com a Universidade de Évora (UÉvora) e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), irão realizar na 38ª Ovibeja, a Feira Gastronómica do Cardo, entre os dias 21 e 25 de Abril. Diariamente, das 15h00 e até às 18h30, no stand CEBAL, em articulação com o Espaço Show Cooking da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), ambos localizados no Pavilhão Institucional, o cardo está em destaque.

A Feira pretende promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico associado à utilização gastronómica do cardo, e terá uma programação de actividades diária variada, desde conversas picantes com investigadores, especialistas em gastronomia e produtores de cardo, sessões de showcooking com chefs de cozinha, até provas de queijos e outros produtos confeccionados com esta planta. Inserida no projecto CynanaraTec, a investigadora da CEBAL, Fátima Duarte, disse à Planície que este é um projecto em “experiência de conhecimento e tecnologia e dentro das diferentes actividades desenvolvidas para a valorização das diferentes partes da planta, mais conhecida na utilização da flor para a produção do queijo, é multifuncional”.

Na Ovibeja, “parte das folhas e dos caules, serão utilizados com ingredientes na gastronomia, em linha com outras valorizações, nomeadamente com a indústria cosmética e farmacêutica”, destacou Fátima Duarte.

As sessões de Show Cooking, em que o ingrediente cardo será reinventado nos mais diversos sabores, estarão a cargo dos Chefs Pedro Rolim, da Escola Profissional de Alvito, Chef Maria Urmal, da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, e do Chef Nuno Lourenço, do Restaurante/Casa de Chá – Chá da Barra Villa.

O cardo é um recurso endógeno cuja principal valorização é a utilização da flor para a produção de queijo, mas que o conhecimento actual evidencia a multifuncionalidade desta planta, como fonte de bioingredientes de interesse para as indústrias alimentar e farmacêutica, bem como fonte de biomassa para diferentes aplicações industriais, de acordo com informação enviada à Planície pela CEBAL.

A Feira Gastronómica do Cardo, inserida na Ovibeja entre os dias 21 e 25 de Abril, mostra diferentes utilizações da flor, neste caso, na gastronomia.