A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Alqueva: Praia fluvial e Dark Sky distinguidos com o Prémio Cinco Estrelas Regiões

Escrito por em Abril 19, 2022

O concelho de Reguengos de Monsaraz viu ser novamente premiado Monsaraz na categoria Aldeias e Vilas, a praia de fluvial de Monsaraz na categoria de Praias, mas também o Dark Sky Alqueva, que tem a sede na Cumeada, na categoria de Astroturismo.

A edição regional do Prémio Cinco Estrelas premeia a beleza e a riqueza das paisagens, a qualidade e a excelência das atracções turísticas, a gastronomia, as manifestações culturais, os monumentos e o património, assim como os negócios regionais que se distinguem pela sua qualidade.

A metodologia dos Prémios Cinco Estrelas mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os cinco principais critérios que influenciam a sua decisão de compra ou adesão, nomeadamente a satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e Inovação. Esta edição teve a participação de 425 mil consumidores portugueses e no total foram distinguidos 114 ícones regionais e 112 marcas locais.

Monsaraz recebe actualmente mais de 100 mil turistas por ano vindos de mais de 50 países de todos os continentes, que se deslocam à vila medieval para verem a sua monumentalidade e visitarem o Museu do Fresco, com o Fresco do Bom e do Mau Juiz, o Centro Interactivo da História da Inquisição em Monsaraz, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e a Praça de Armas do Castelo, mas também para assistirem aos eventos culturais que acontecem ao longo do ano.

O Dark Sky Alqueva é um conceito e uma marca destino que representa um território certificado de cerca de 10 mil quilómetros quadrados, desenvolvido sob o tema do astroturismo, que oferece serviços próprios como sessões de observação astronómica, observação solar, workshops de astrofotografia, provas cegas de vinho e eventos como a Dark Sky Party e a Starlight Party. O Observatório oficial do Dark Sky Alqueva está localizado na Cumeada, uma aldeia do concelho de Reguengos de Monsaraz, e está equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica, que permitem uma experiência visual única desde planetas às crateras da Lua.