A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Hoje “Cortejo Etnográfico e Histórico de Serpa” homenageia a Serpa Alada

Escrito por em Abril 17, 2022

O 40º Cortejo Etnográfico e Histórico do Município de Serpa, realiza-se hoje, domingo, Dia de Páscoa, às 16h00, altura em que os 40 carros saem para a rua, este ano com um dos carros a representar a Lenda de Serpa, a Serpa Alada, símbolo da cidade.

O interregno de dois anos devido à pandemia, fez com que a organização voltasse agora em “força” a este momento tão desejado, inserido nas Festas em Honra de N. Senhora de Guadalupe, para mostrar os costumes e tradições do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Serpa, João Efigénio Palma, demonstrou à Planície o orgulho pela realização deste momento histórico: “Realizamos o 40º cortejo, que este ano aposta sobretudo na nossa realidade histórica, nos nossos costumes e tradições. É a representação do que tem sido a vida do nosso concelho e do nosso povo Alentejano ao longo dos anos”.

A festa faz-se como seria de esperar com o Cante Alentejano, como adiantou o edil serpense, tendo sido “classificado como Património Imaterial da UNESCO”. Assim, “todos os carros são intercalados por ranchos corais e este ano, como é o 40ª cortejo, fazemos questão de ter 40 carros”, com um especial: “Um carro novo, que é representativo da Lenda de Serpa”.

O Cortejo Etnográfico e Histórico do município é considerado desde sempre, “uma referência muito importante nas festas do concelho. Este ano, é o recomeçar de uma vida mais normal, depois destes dois anos de interregno”, assegurou o responsável da autarquia.

Com esta festa que se realiza desde 1979 e o regresso à tão desejada normalidade, o concelho prepara-se para receber visitantes, em especial na tarde do Domingo de Páscoa, altura em que o cortejo sai à rua, pelas 16h00.