A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Páscoa no Alentejo: Romarias, borrego e folar à mesa e Segunda-feira no campo

Escrito por em Abril 16, 2022

A época de Páscoa, é vivida de forma especial na região do Alentejo, onde são cumpridas as tradições cristãs, com as festas e romarias, com o borrego e o folar na ementa gastronómica e a Segunda-feira no campo, como forma de convívio saudável entre família e amigos.

As mais emblemáticas cerimónias religiosas do concelho, vão ser assinaladas este fim-de-semana em Serpa com as festas em Honra de Nª Srª de Guadalupe e o 40º cortejo Histórico e Etnográfico desta cidade raiana, que sairá à rua no dia 17, Domingo, com 40 carros a representar a Lenda de Serpa.

Em Safara, a Festa das Endoenças, comemorada na Semana Santa e que assinala a morte e ressurreição de Cristo, é uma das mais importantes pelo seu rigor e simbologia cristã, onde não falta nenhum pormenor como a decoração da igreja e o encontro do Senhor, com a sua mãe, na Igreja de Santa Ana. Este ano, esta festa conta mais uma vez com a presença do Padre Vítor Melícias.

Apresentadas as romarias, a tradição Alentejana à mesa é “rica” em variedade em qualquer altura do ano e nesta, ainda mais.  O borrego confeccionado da forma mais habitual em ensopado ou assado no forno, faz as delícias dos de cá e dos de “fora”.

Durante este fim-de-semana, a Câmara de Moura promove os pratos de borrego, em alguns dos restaurantes aderentes de Moura, Amareleja e Safara. Como sobremesa, entre outras iguarias, não falta o folar, como símbolo de união, reconciliação e paz, assim como as amêndoas e os ovos de chocolate.

Para quem pensa que os dias de festa terminaram, desengane-se, porque a Segunda-feira no campo é um costume que se mantém há várias gerações. Preparados os petiscos, o dia é passado em família e com amigos em jeito de piquenique e agora mais do que nunca, com um gosto especial a liberdade.