A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Iniciam hoje as Festa das Endoenças de Safara com a presença do Padre Vítor Melícias

Escrito por em Abril 14, 2022

As Endoenças de Safara, as celebrações religiosas da Semana Santa e que assinalam a morte e ressurreição de Cristo, começam hoje, dia 14 e vão até dia 17, Domingo, uma festa considerada pelos habitantes do concelho, como uma das comemorações mais bonitas, para ser vivida em família, durante a Páscoa e que este ano, volta a contar com a presença do Padre Vítor Melícias.

Durante os quatro dias solenes, nenhum pormenor religioso é deixado ao acaso. Pedro Acabado, actualmente com 74 anos, faz parte da organização desde os 18 anos, mas não está sozinho, porque tudo isto, é feito por uma “irmandade do santíssimo”, como nos disse: “É feita com a ajuda de pessoas que a conhecem. É uma festa de pormenores, onde tem se arrumar os parâmetros da Igreja, a cor dos arcos e a igreja fica completamente transformada”.

Em termos religiosos, as Endoenças de Safara, são de um “rigor extraordinário, que nós acreditamos, católicos, que se passou há mais de dois mil anos”, referiu Pedro Acabado.

As celebrações simbolizam a “flagelação do Senhor, a morte e a ressurreição. Todos os passos que o Senhor deu até chegar ao calvário”, referiu o organizador. E explicou que religiosamente, “há quem diga que é mais rigorosa do que a Semana Santa de Sevilha e a Semana Santa de Braga”.

A Igreja de Safara, como espaço fundamental das celebrações, é decorada com paramentos vermelhos, mudando depois para preto, já com a porta fechada. Nessa altura, “vamos vestir o Senhor dos Passos com uma túnica mais rica e levá-lo para a Igreja de Santa Ana e vamos preparar e vestir a imagem de Nª Senhora toda de preto, para que na Sexta-Feira (Santa), se proceda à cerimónia do encontro do Senhor com a sua mãe”.

As festas prosseguem Sábado e Domingo e mais uma vez, contará com a presença do Padre Vítor Melícias: “As pessoas do concelho gostam destas festas que temos há muitos anos, com a presença de um grande pregador, o Padre Vítor Melícias, que faz questão de vir”.

As Endoenças de Safara, as celebrações religiosas da Semana Santa e que assinalam a morte e ressurreição de Cristo, começam hoje, dia 14 e vão até dia 17, Domingo.