A tocar

Title

Artist

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

No ar

Miga-lhe Sopas

09:00 11:59

Background

“Preocupação e angústia” Bombeiros do distrito em relação ao aumento dos combustíveis

Escrito por em Abril 12, 2022

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em comunicado, exigiu que o Governo, apresente, num prazo máximo de 15 dias, medidas que mitiguem o impacto do aumento do preço dos combustíveis no orçamento das corporações.

O presidente da Federação dos Bombeiros do Baixo Alentejo, Domingos Fabela em declarações à Planície disse que “é uma preocupação e uma angústia, aquilo que as Associações dos Bombeiros do distrito e do País, estão a passar, com o aumento dos combustíveis”.

E adiantou que “está a ser desastroso, porque as Associações encontram-se estranguladas actualmente, em termos de capacidade de resposta na possibilidade de prestarem o serviço à população em condições. As coisas estão muito complicadas”.

Domingos Fabela sublinha que “estamos à beira de ter de decidir se continuamos a prestar certos serviços às nossas comunidades. Agora vamos aguardar, por uma resposta efectiva do Governo, numa ajuda ao impacto do aumento dos combustíveis, porque se não corremos o risco de tomar medidas mais drásticas, que passam por ter que parar algum tipo de serviço que prestamos”.

A LBP promete convocar um Conselho Nacional extraordinário, “para análise, discussão e tomadas de medidas excepcionais e com impacto público”, caso não haja resposta do Governo no tempo exigido, refere o comunicado da Liga.

Recordamos que as propostas dos Bombeiros incluem medidas equivalentes aos transportes públicos, acesso ao gasóleo verde e a assinatura do despacho acordado entre a Liga e o Ministério da Saúde em Novembro de 2021 para o transporte não urgente de doentes, que revia a tabela de 2012.