Precipitação no distrito de Beja em Março ultrapassou os valores médios
Escrito por Rádio Planíce em Abril 11, 2022
Segundo os dados do Boletim Climático do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, (IPMA), o mês de Março de 2022, em Portugal continental, classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.
Março 2022 foi o 6º mais chuvoso desde 2000. O valor médio da quantidade de precipitação, 102.5 mm, foi superior ao valor normal 1971-2000, correspondendo a 168 %. Durante o mês verificou-se a ocorrência de precipitação em grande parte dos dias, salientando-se o dia 3 e de 9 a 12 nas regiões Norte e Centro e o período de 20 a 24 nas regiões Centro e Sul. Em alguns locais da região Sul o total do mês é cerca de 3 vezes o valor médio.
No final de Março verificou-se um aumento dos valores de percentagem de água no solo em quase todo o território e que foi mais significativo na região Sul. Em termos de distribuição espacial, os valores de precipitação foram superiores ao valor médio em todo o território, sendo de salientar a região Sul e em particular a zona interior do Baixo Alentejo e o sotavento Algarvio, onde choveu cerca de 3 vezes o valor médio de Março.
De destacar os valores diários, superiores a 60 mm, registados em Beja, Mértola e Castro Marim.
De acordo com o índice PDSI verificou-se um desagravamento significativo da intensidade da situação de seca meteorológica em todo o território, terminando a classe de seca extrema. Grande parte do território está na classe de seca moderada e o interior Norte e o litoral Sul estão na classe de seca severa.
Desta forma a distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte: 2.4 % em seca fraca, 81.7 % moderada e 15.9 % em seca severa.