Alentejo vai acolher centro de inovação da NATO
Escrito por Rádio Planíce em Abril 11, 2022
Segundo um comunicado do Estado Maior das Forças Armadas, Portugal foi escolhido para acolher dois centros de inovação em Defesa no âmbito do Acelerador de Inovação da NATO, “Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic” (DIANA). Estas infraestruturas deverão iniciar operações em 2023.
Este projecto visa “acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas emergentes e disruptivas”, com aplicação de duplo uso, civil e militar, e irá concentrar-se em tecnologias consideradas prioritárias pela Aliança Atlântica: inteligência artificial, processamento de dados, biotecnologia, sistemas de armamento autónomos, novos materiais e espaço.
Portugal vai receber um “Accelerator Network Site” e um “Test Centre”, ainstalar na Arsenal do Alfeite, S.A., em Almada, e no Centro de Experimentação Operacional da Marinha, em Tróia (Grândola), respectivamente.
O comunicado adianta que “a instalação destas estruturas no nosso país representa uma relevante oportunidade para a economia de defesa nacional e sua aproximação à rede de inovação que agora nasce na Aliança”.
Entre os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Portugal foi um dos poucos com duas candidaturas aprovadas.