A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

AMAlentejo aponta a criação de uma Assembleia e Junta Regional no processo de descentralização

Escrito por em Abril 6, 2022

No sentido de desenvolver iniciativas, com a participação de todos os agentes regionais, o projecto AMAlentejo, um grupo dinamizador constituído por amigos que se preocupam com o Alentejo, chamou a atenção para o processo mais célere e eficaz de descentralização apontado para os municípios e freguesias, se há tivesse sido criada uma Assembleia e Junta Regional órgãos eleitos e em funções.   

Com a criação destes órgãos regionais, de acordo com informação enviada à Planície, “no caso do Alentejo já estaria elaborado e em execução o Plano de Desenvolvimento Regional”, que teria na sua base a dinamização da economia, o turismo, o património e a cultura regionais”.

Com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional assente numa base económica diversificada, já haveria no Alentejo, um maior apoio à fixação de empresas, à gestão descentralizada de recursos financeiros, à definição de prioridades de investimentos públicos, com o intuito de melhorar as redes rodoviárias e ferroviárias regionais e as suas ligações nacionais e internacionais, entre outros aspectos apontados pela AMAlentejo para desenvolver a região.

A associação espera agora que haja dos deputados eleitos do PS e da CDU, “o empenho para que, finalmente, o 3º. Pilar do Poder Local Democrático se concretize como uma condição essencial ao desenvolvimento equilibrado do País e à sua coesão social e territorial”, mencionou a AMAlentejo.