A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

O jovem piloto alentejano, Vicente Capela, destaca-se nas pistas de Karting

Escrito por em Abril 5, 2022

O jovem piloto natural de Beja, de apenas 8 anos, Vicente Capela, esteve na luta pela vitória na primeira prova do Campeonato de Portugal Rotax da categoria Micro Academy, disputada este fim-de-semana, no Kartódromo de Baltar, que contou com 67 participantes.

O piloto alentejano venceu uma das três Finais, apesar de ter de se habituar rapidamente a um kart equipado com um motor e pneus diferentes daqueles a que estava habituado desde o início da época. Para além de garantir uma vitória numa Final, Vicente Capela foi terceiro classificado nas outras duas Finais, pelo que somou os pontos necessários para festejar o seu primeiro pódio, um mês e meio depois de se estrear no Karting de competição.

No final de fevereiro, no Kartódromo de Viana do Castelo, no Open de Portugal de Karting da categoria Cadete 4T, Vicente Capela fez a sua estreia absoluta no Karting de competição e, não fosse um incidente na Final, teria conquistado o segundo lugar, mas, ainda assim, foi quarto classificado. Há duas semanas, no arranque no Campeonato de Portugal de Karting, igualmente no Kartódromo de Viana do Castelo, o jovem piloto alentejano voltou a mostrar o seu talento e somou mais um quarto lugar.

Como à terceira é de vez, no passado fim-de-semana, no Kartódromo de Baltar, localizado no concelho de Paredes, o ‘rookie’ Vicente Capela garantiu o terceiro lugar do pódio no Campeonato de Portugal Rotax da categoria Micro Academy, competição que existe há mais de vinte anos no nosso país e que esta época tem a chancela ainda mais reforçada por parte da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

“Foi um fim de semana de emoções fortes. Nas três Finais, o Vicente venceu uma e foi terceiro classificado nas outras, mas esteve sempre na luta pela vitória, sobretudo na Final 3, em que também esteve na liderança, mas depois faltou um pouco de velocidade de ponta e acabou por terminar na terceira posição. Na soma dos resultados das três Finais, o Vicente totalizou 59 pontos e garantiu a tão desejada presença no pódio, ficando apenas a dois pontos do segundo classificado. Este é, para nós, um excelente resultado, se tivermos em conta que o Vicente fez a sua terceira corrida oficial em provas federadas. Por outro lado, este será um fim de semana que nos ficará na memória, pois vimos o Vicente a ‘tomar o seu primeiro banho de champanhe’”, destacou Jaime Capela, pai do jovem piloto de Beja, que sublinhou também a importância da equipa RAC – Racing Academy & Competition e da ‘coach’ Rita Teixeira, que têm sido fundamentais para a evolução de Vicente Capela.

A próxima prova está agendada para 23 e 24 de Abril, para o Kartódromo Internacional de Leiria, a contar para a segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting.