A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

CPCJ de Moura assinala a Prevenção de Maus-Tratos na Infância com Laço Humano

Escrito por em Abril 4, 2022

À semelhança do que tem sido feito em anos anteriores, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Moura, assinala durante Abril, o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A presidente da CPCJ de Moura, Marisa Ferreira, evidenciou esta temática durante uma entrevista à Planície, assim como as acções programadas para este mês com “a actividade do Mega Laço Humano”, uma iniciativa feita em “colaboração com a União de Freguesias de Moura e Santo Amador (UFMSA), em sequência da Mega Caminhada de dia 08 de Abril, alusivo aos maus-tratos na infância”.

Este encontro vai contar com a colaboração das “escolas, algumas entidades e todos os que queiram participar”, disse Marisa Ferreira durante a conversa com a Planície.

A simbologia do laço de cor azul, realizados este ano em colaboração com as escolas do concelho de Moura, está inserida num contexto histórico com origem em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó prendeu uma fita azul (a cor das nódoas negras), à antena da sua viatura, alertando para os maus-tratos dos netos. Esta homenagem expandiu-se e hoje, muitos países usam as fitas azuis para assinalar a data.

Num apelo à participação da comunidade mourense, a presidente da CPCJ de Moura, assegurou que este mês, “há várias entidades que vão colocar o laço azul, símbolo desta campanha para que não esqueçam que é a prevenção dos maus-tratos infantis”.

A responsável da instituição reiterou que desde cedo, é importante que esta problemática seja dialogada com os mais novos, para que “tenham a percepção do que são os maus-tratos infantis, que não são só físicos, pode haver alienação (desinteresse) e o não cuidar”, considerados igualmente como negligência.

Acima de tudo, “esta data deve ser lembrada, para que fique presente na cabeça e no coração de todos. É importante todos participarmos nesta campanha”.

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Moura, assinala durante este mês, a Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, com várias actividades.