A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Moura: Exposição “Um olhar sobre Abril” é inaugurada hoje na Galeria do Espírito Santo

Escrito por em Abril 1, 2022

A Galeria do Espírito Santo, em Moura, recebe a partir de hoje, dia 01 de Abril, a exposição “Um olhar sobre Abril”, inserida nas comemorações do 25 de Abril, no concelho de Moura.

A mostra é composta por 12 fotografias de Eduardo Gageiro e debruça-se sobre os acontecimentos do 25 de Abril de 1974 com “retratos” da ocupação dos estúdios do Rádio Clube Português, dos militares liderados por Salgueiro Maia, que foram da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, para Lisboa, do cerco ao quartel da GNR do Carmo, passando pela rendição de Marcelo Caetano e dos festejos da liberdade. Estes foram alguns dos acontecimentos mais marcantes que mudaram a história de Portugal.

Da autoria de Eduardo Gageiro, um dos mais emblemáticos fotógrafos portugueses, o autor nasceu em Sacavém a 16 de Fevereiro de 1935 e com apenas12 anos viu publicada, na primeira página do Diário de Noticias, a sua primeira fotografia. Começou a sua actividade de repórter fotográfico em 1957, no Diário Ilustrado e a partir daí dedicou toda a sua vida ao fotojornalismo. Colaborou com publicações no jornal “O Século Ilustrado”, Eva, Match Magazine, Sábado, da qual foi editor, entre outras. Foi ainda fotógrafo de instituições como a Companhia Nacional de Bailado, Presidência da República e Assembleia da República.

Eduardo Gageiro tem trabalhos reproduzidos um pouco por todo o mundo e é membro de honra de várias organizações fotográficas internacionais e detentor de vários prémios nacionais e internacionais. A 10 de Junho de 2004 foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique.

A exposição “Um olhar sobre Abril” está patente, na Galeria do Espírito Santo, entre 1 e 30 de Abril e pode ser visitada de Terça-feira a Domingo, entre as 09:30 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30.