Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Contenda com fundos europeus para a redução de risco de incêndio

Escrito por em Março 29, 2022

O Ministério do Ambiente e da Acção Climática, anunciou o concurso de 10 milhões de euros de fundos europeus, para redução do risco de incêndio, nas matas nacionais do Bussaco, Tapada de Mafra e Herdade da Contenda.

Trata-se de fundos de coesão do programa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa – REACT-EU alocadas ao Ministério do Ambiente e da Acção Climática, segundo um comunicado, que dá conta de que foi lançado hoje, este aviso com um montante global de 10 milhões de euros.

“Este montante destina-se a investimentos nas Matas Nacionais geridas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas: na Mata Nacional do Bussaco , concelho da Mealhada, na Tapada Nacional de Mafra ,Lisboa e na Herdade da Contenda, concelho de Moura”, lê-se na nota do Ministério do Ambiente.

São verbas para “apoiar a 100% acções de arborização e de rearborização, de aproveitamento de regeneração natural, de controlo de espécies invasoras lenhosas, de gestão de combustível ou de construção e manutenção de infraestruturas florestais (rede viária, rede divisional e pontos de água)”, segundo o Ministério do Ambiente.

O objectivo é “reduzir as vulnerabilidades do território, designadamente a perigosidade de incêndio rural”.