A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Gripe A com alguns casos no distrito de Beja e na camada mais jovem

Escrito por em Março 28, 2022

Depois do covid-19, ainda com alguns casos na região, surge a gripe A, que se tem manifestado sobretudo na camada mais jovem da população. A enfermeira chefe do Centro de Saúde de Moura, Célia Geadas, explicou à Planície que tem conhecimento que “no distrito (Beja) apareceram alguns casos, mas como os sintomas são semelhantes aos do covid-19, as pessoas fizeram teste, não estavam infectadas e aquelas que melhoravam, não se chegava a saber”.

A única forma de realmente saber o resultado, seria “recorrer ao hospital por agravamento de sintomas e aí, (o utente), teria de fazer o multiplex (teste do tipo RT-PCR, que permite distinguir o covid-19, da gripe comum), para se chegar à conclusão que era gripe A”, mencionou a enfermeira.

Sobre a possibilidade de ter havido casos no concelho de Moura, Célia Geadas não descartou essa hipótese: “Poderiam eventualmente existir, mas também não temos dados que nos permitam dizer se houve muitos casos ou não”.

O vírus da gripe A, afectou sobretudo as camadas mais jovens da população, de acordo com declarações da profissional de saúde: “Aquilo que me parece é que a gripe A, (revelou-se) na camada mais jovem porque a gripe só se dá a partir dos 75 anos, a não ser que sejam grupos de risco e que fazem a vacina por prescrição médica”.

Sabe-se que surgiram alguns casos de gripe A no distrito de Beja, em especial nos mais jovens, apesar dos sintomas serem semelhantes aos da covid-19.