Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Pela Manhã

08:15 08:59

Atual

Pela Manhã

08:15 08:59

Background

Populações de águias no Alentejo estão a aumentar

Escrito por em Março 24, 2022

Segundo o relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, (ICNF), as populações de águias na região do Alentejo aumentaram nos últimos anos, com a águia-de-bonelli a crescer 140% em 15 anos e a águia-imperial-ibérica com mais 60% nos últimos três anos.

Os dados fazem parte do Plano de Monitorização de Valores Naturais da Divisão de Áreas Classificadas da Direcção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo (DRCNF-Alentejo), focado especialmente nos três tipos de águias.

Segundo o documento, a águia-imperial-ibérica apresenta um crescimento com tendência positiva, teve nos últimos três anos um aumento de 60% da população (13 para 20 casais) e tem um estatuto de conservação em Portugal avaliado como “criticamente em perigo”. Na década de 1980 deixou de nidificar em Portugal e foi considerada extinta enquanto espécie reprodutora, mas a partir de 2003 voltou a reproduzir-se no país.

No comunicado o  ICNF, refere ainda que  foi também libertada, na terça-feira, uma águia-imperial-ibérica no Parque Natural do Vale do Guadiana. Tinha sido recolhida doente pela GNR em Dezembro passado, no distrito de Beja.