A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

1ª edição da iniciativa “Arqueoversas” acontece hoje no Museu Municipal de Moura

Escrito por em Março 24, 2022

A 1ª edição das “Arqueoversas” realiza-se hoje dia 24 de Março, às 21:00, no Museu Municipal de Moura (antigo Matadouro), uma iniciativa da Câmara Municipal de Moura, composta por um conjunto de palestras dedicadas à divulgação e debate em torno da investigação histórica e arqueológica do nosso concelho.

Terá como primeiro convidado o arqueólogo Miguel Serra, que vai fazer uma breve viagem pela Idade do Bronze no concelho de Moura, procurando integrar os vestígios aqui conhecidos com a realidade da vasta região do Sudoeste Ibérico, que conheceu inúmeras novidades ao longo dos últimos anos.

No concelho de Moura encontram-se identificados cerca de 450 sítios arqueológicos, dos quais apenas duas dezenas correspondem a sítios da Idade do Bronze. Estes assumem uma grande relevância no quadro da arqueologia portuguesa, face ao interesse que a investigação científica lhes dedicou.

Sítios como Borrazeiros, Carapinhais, Safara, Álamo, Serra Alta ou Ratinhos surgem como referências incontornáveis para quem quer estudar a Idade do Bronze Final no território português.

O primeiro convidado, o arqueólogo Miguel Serra, é licenciado em História, variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É técnico superior na Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Serpa, além de investigador colaborador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património – Universidade de Coimbra e responsável científico do Projecto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja).

A participação nas “Arqueoversas” é gratuita e aberta a todos os interessados.