A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Alentejo: Hoje é lançada uma Plataforma de Apoio aos Montados

Escrito por em Março 21, 2022

A Associação de Defesa do Património de Mértola, (ADPM), no âmbito do projecto LIFE Montado-Adapt, desenvolveu uma ferramenta digital de apoio à decisão dos proprietários de Montados de Portugal e Espanha, que vai estar disponível a partir de hoje, dia 21 de Março, data em que se celebra o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

O Montado é um sistema agroflorestal seminatural que ocupa uma grande parte do território do sudoeste da Península Ibérica, sobretudo na região do Alentejo e nas regiões espanholas da Andaluzia e Extremadura. Trata-se de um ecossistema a preservar: o seu equilíbrio natural depende de uma correta gestão e exploração sustentável dos seus recursos naturais. Estes sistemas têm vindo a sofrer alterações na sua forma de gestão, como consequência de

alterações tecnológicas e socioeconómicas que têm impulsionado o abandono ou a intensificação das áreas de Montado, que conduzem, por sua vez, à sua degradação.

Assim, é necessário introduzir novas práticas na gestão dos Montados, tendo em vista a redução da vulnerabilidade deste ecossistema às alterações climáticas. A inovação da sua gestão é também essencial para tornar os seus produtos mais competitivos e diferenciados, compatibilizando assim a preservação da natureza com a manutenção da rentabilidade das explorações.

O projecto LIFE Montado-Adapt, que se encontra na fase final de execução, desenvolveu uma metodologia de adaptação do Montado às alterações climáticas, que se designa de SIGM –Sistema Integrado de Gestão do Montado, que tem como objectivo dar resposta aos principais

impactos das alterações climáticas.

Deste modo, foram desenvolvidas estratégias de adaptação que visam dar resposta ao impactos presentes e futuros, que resultaram na definição de 40 medidas de adaptação dos Montados às alterações climáticas. Ao longo dos últimos 5 anos estas medidas foram implementadas de forma experimental em 12 áreas piloto em Portugal e Espanha. O passo seguinte é partilhar o conhecimento e a experiência adquirida para outros proprietários, para

que se possam replicar as soluções encontradas. É neste sentido que se desenvolveu uma ferramenta digital de apoio ao agricultor, que visa impulsionar a adopção destas práticas nos Montados.

O agricultor indica, através do preenchimento de um formulário final, quais as medidas que pretende aplicar no seu montado e, caso pretenda fazer alguma plantação de diversas árvores ou arbustos, poderá ainda seleccionar as espécies pretendidas, e dispor da oferta de 100 plantas (pelo viveiro de Valverde do ICNF). Desta forma, passa a integrar a Rede de Montados Activos na Adaptação às Alterações Climáticas, onde poderá obter apoio técnico ou material à implementação das medidas no terreno, e participar num grupo de partilha de experiências e conhecimento, para o encontro de soluções conjuntas para a gestão adaptativa dos Montados.