A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Dark Sky Alqueva reconhecido pelo combate à poluição luminosa

Escrito por em Março 17, 2022

A Associação Dark Sky Alqueva conquistou o prémio internacional Green World Champion pelo trabalho desenvolvido no combate à poluição luminosa.

A associação refere em comunicado, que este é “sem dúvida um reconhecimento que contribui para fortalecer o conceito e marca destino Dark Sky®, especialmente no que respeita o seu contributo para a sustentabilidade em destinos”.

De acordo com o júri do prémio, “a poluição apresenta-se de várias formas, e o Dark Sky® Alqueva está a fazer o que pode para lidar com algumas delas. É uma região que abrange uma extensa área de quase 10 000 quilómetros quadrados em torno do lago Alqueva, conhecido pelas suas deslumbrantes vistas nocturnas do cosmos. A Dark Sky não está apenas a garantir que a poluição luminosa seja reduzida ao mínimo, mas também que a iluminação existente seja a mais eficiente.”

Também a associação sublinha que, faz parte de “um modelo integrado de sustentabilidade em destinos, e por isso é uma grande honra podermos contar com esta distinção, a qual nos dá forças para continuar a apostar num projecto que nasceu em 2007 e que teve de ultrapassar muitos obstáculos”.

Os prémios são organizados pela The Green Organisation, um grupo ambiental internacional, independente, não político e sem fins lucrativos que começou em 1994, dedicado a reconhecer, premiar e promover as melhores práticas ambientais em todo o mundo.