Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Inicia hoje a Volta ao Alentejo em Bicicleta “Alentejana”

Escrito por em Março 16, 2022

A 39ª Volta ao Alentejo em Bicicleta Delta Cafés começa hoje, quarta-feira, em Vendas Novas. Entre a “Capital da Bifana” e Évora, onde a prova vai terminar no domingo, vão ser percorridos 721,3 quilómetros com organização da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events. As diversas geografias alentejanas serão percorridas por um pelotão de 130 homens.

A Alentejana vai desenrolar-se com as ligações entre Vendas Novas-Sines, Beja-Portel, Elvas-Ponte de Sor e Castelo de Vide-Évora, com um contra relógio no penúltimo dia em Castelo de Vide (8,4 km), com passagem pela Senhora da Penha.

Ao longo dos cinco dias de prova, vão estar em discussão quatro classificações. A que todos mais ambicionam, a “Amarela” Delta Cafés, será entregue todos os dias ao corredor melhor classificado no total de tempos de cada etapa.  A Classificação Geral Por Pontos terá como símbolo a Camisola Vermelha Correio da Manhã. A Classificação Geral da Montanha pertence à Camisola Verde Carclasse Jaguar. O Prémio da Juventude será representado pela Camisola Branca CMTV.

Entre as formações participantes, 13 pertencem ao ciclismo nacional com destaque para as Continentais Espanha faz-se representar ao mais alto nível com equipas “Pro Teams”, como a Caja-Rural – Seguros RGA, Burgos BH e Euskaltel Euskadi. As três pertencem à mais alta categoria da UCI União Ciclista Internacional. Há ainda formações da África do Sul, Angola e Colômbia.

Últimos Vencedores: 2021 – Mauricio Moreira – (Efapel); 2019 – João Rodrigues (W52-FC Porto); 2018 – Luis Mendonça (Efapel); 2017 – Carlos Barbero (Movistar); 2016 – Enric Mas (Klein Constantia).