A tocar

Title

Artist

No ar

Clube Megahertz

17:00 17:59

No ar

Clube Megahertz

17:00 17:59

Background

EDIA identifica abrigo de morcegos de importância nacional

Escrito por em Março 16, 2022

Ao fim de quatro anos de investigação, espeleólogos (especialista no estudo de cavernas ou grutas), da EDIA conseguem confirmar e identificar um abrigo de Morcegos de Ferradura Mourisco (Rhinolophus mehelyi) na Herdade da Coitadinha, Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos, e que será, provavelmente, “o maior e mais importante do género em Portugal, registando para cima de dois mil indivíduos”, refere a EDIA em comunicado enviado à redacção da Planície.

Os dados em Portugal, confirmam a presença desta espécie nas regiões do Sul e do Centro e, muito pontualmente, no interior Norte.

No “Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental” e no “Atlas dos Morcegos de Portugal Continental”, está entre as espécies que têm um estatuto de conservação muito desfavorável, com uma classificação de espécie criticamente em perigo.

Tratando-se de uma espécie quase exclusivamente cavernícola, abriga-se sobretudo em grutas e minas abandonadas. Devido à escassez de abrigos, com as condições e características de que necessitam, é muito frequente a aglomeração destes morcegos num número reduzido de locais.

Esta identificação surgiu durante os trabalhos desenvolvidos no âmbito do apoio que a EDIA tem prestado ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ICNF, na monitorização dos abrigos de morcegos de importância nacional que se localizam na área do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, EFMA, e suas áreas limítrofes, apoio que se tem vindo a realizar desde 2007, fazendo a avaliação de mais sete abrigos com esta classificação.

Só agora, em 2022 e durante a hibernação dos morcegos, se conseguiu o acesso à colónia de morcegos tendo-se contabilizado para cima de 2000 indivíduos, pode ler-se na informação enviada.